54 3321 2967 contato@lojasmoretto.com.br

Ergonomia

VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DE UMA CADEIRA ERGONÔMICA?

comentários

Passar muito tempo sentado(a) em uma cadeira imprópria para o trabalho pode desenvolver, a longo prazo,  problemas relacionados a postura. Contar com uma cadeira adequada é uma alternativa saudável! Além de evitar problemas de saúde, ela também eleva a produtividade, pois a pessoa se vê mais disposta para a realização dos afazeres diários.

A cadeira ergonômica permite que estejamos confortavelmente sentados e em uma posição de equilíbrio, ajudando a manter a boa postura.  Por esta razão, existem normas regulamentadas que devem ser aplicadas na fabricação deste tipo de assento.

Mas como reconhecer uma cadeira ergonômica? Essas cadeiras possuem algumas diferenças, tais como:

  • Altura e estrutura do assento: o assento deve ser liso, levemente inclinado para trás e facilmente ajustável, para que a altura atenda perfeitamente ao utilizador da cadeira;
  • Largura e profundidade do assento: uma cadeira ergonômica deve ter profundidade e largura suficientes para suportar a pessoa que a utiliza com todo o conforto possível;
  • Suporte lombar: é importante que o encosto ou suporte permita o encaixe das costas com proteção da coluna, exigindo menos esforço da serviçal para manter-se em boa postura;
  • Material do assento: o material do assento e do encosto deve ser acolchoado para manter o conforto mesmo em períodos extensos de trabalho;
  • Apoio dos braços: quando a cadeira ergonômica possuir apoio para os braços, estes também devem ser ajustáveis;
  • Rodízios: a cadeira ergonômica deve rodar facilmente, sem esforços, não importando o tipo de piso;
  • Estabilidade: ambientes de trabalho precisam de cadeiras ergonômicas de boa estabilidade, para suportar o dia a dia do ambiente laboral. Para isto, uma base contendo cinco pontos é recomendável;
  • Selos e certificados de qualidade: um produto que segue as normas de ergonomia ABNT, geralmente traz na embalagem um selo de conformidade. 

E quais os benefícios essas cadeiras trazem?

Melhora a postura

Passar muito tempo sentada(o) ocasiona uma sobrecarga na parte inferior do tronco e nas pernas, como consequência, aumenta a pressão nos joelhos, nos discos intervertebrais e na musculatura inferior do corpo. Escolher a cadeira certa ajuda a aliviar o desconforto e a reduzir a pressão na medula espinhal.

Aumento da produtividade

Esse benefício é consequência do primeiro, pois se o usuário manter uma boa postura, consequentemente vai melhorar sua produtividade uma vez que as pessoas ficam mais dispostas. Isso ocorre devido ao fato de que ela não sentirá dores e desconforto corporal das várias horas sentadas. Além disso, evita que certas articulações sofram uma sobrecarga tanto de movimento quanto de pressão.

Agilidade de movimento

Este benefício da cadeira ergométrica é ocasionado pelas rodas e os apoios da cadeira. Além disso, é facilitado por elementos do assento como o fato de ser deslizante. Em um escritório é fundamental contar com móveis práticos e que permitam liberdade de movimento, este é o caso da cadeira ergométrica equipada com rodas. Ao ter os elementos citados, facilita-se os movimentos de sentar, levantar e se mover dentro da área de trabalho.

Cadeiras ergonômicas são flexíveis, saudáveis e permitem que o trabalhador desempenhe suas funções sem ficar extremamente cansado ou estressado por conta de dores lombares. O investimento em um mobiliário equilibrado, que siga as normas de ergonomia se reverte em uma quantidade menor de dias de licença e afastamento médico por parte dos funcionários, e uma melhora considerável na produtividade da empresa como um todo.

A Moretto trabalha com grandes marcas capacitadas a oferecer ao usuário benefícios a longo prazo. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (54) 9 8416-6202 ou pelo nosso e-mail: contato@lojasmoretto.com.br.

VEJA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO