54 3321 2967 contato@lojasmoretto.com.br

DicasErgonomia

Como prevenir lesões como LER/DORT no trabalho

comentários

LER e DORT são siglas que significam: LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Ambas representam lesões do sistema osteomuscular causadas por fatores muito comuns em locais de trabalho inadequados, como movimentos repetitivos, pressões etc.

São síndromes degenerativas e cumulativas, atacam especialmente os membros superiores e do pescoço e sempre são acompanhadas de dor ou incômodo, provenientes não somente da atividade ocupacional intensiva, mas também de atividades realizadas sob intenso estresse.

De acordo com o médico Drauzio Varella, os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação. É importante destacar que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados com uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo.

Além da dor física, geram sofrimento mental, afastam o trabalhador do emprego, causando transtornos de ordem financeira a ele e às empresas.

Como prevenir?

Uma forma de prevenir a lesão, é através da ergonomia. A ergonomia é a ciência que visa a adaptar as condições de trabalho às características do trabalhador.

Alguns fatores podem contribuir com o desenvolvimento da LER/DORT tais como: movimentos repetitivos, ausência de pausas, pressão sob o trabalhador, e a má postura, causada por um posto de trabalho mal dimensionado, ou que não se ajuste às variações antropométricas de cada indivíduo.

Veja algumas dicas práticas para evitar o surgimento da LER/DORT:

Cadeira
Invista em uma cadeira ergonomicamente correta pois ela ajuda a prevenir dores e lesões das coxas, pernas e coluna.
A altura ideal deve ser de 48 a 58cm,  o encosto deve estar a 110° do assento. Não esqueça do apoio para a região lombar e dorsal.

Você pode ler mais sobre cadeiras ergonômicas clicando aqui, e se quiser escolher algum modelo clique aqui.

Apoio para os pés
O apoio ajuda a manter uma boa postura corporal, como mostramos neste post. Os pés devem ter contato completo com o chão ou apoiados em suporte específico, formando um ângulo de 90° com os joelhos. As coxas devem ficar paralelas ao piso; O trabalhador deve estar próximo da mesa de trabalho; Os braços devem ficar apoiados. Para comprar um apoio, clique aqui.

Apoio para Monitor
O trabalhador deve localizar-se bem em frente do monitor, na altura dos olhos; Ajuste a iluminação da tela; A distância adequada é de 50 a 70 cm entre a pessoa e a tela do computador. Deseja adquirir um apoio para monitor? Clique aqui.

Mouse e teclado
Os cotovelos devem permanecer em ângulo de 90° e os punhos precisam permanecer retos.

Dicas Extras
– Realize pequenas pausas rápidas em qualquer atividade que se exerça repetitividade excessiva ou em postura inadequada por tempo prolongado;
– Durante as pausas faça alguns alongamentos;
– Cuide para sempre permanecer com uma boa postura, incluindo a adequação do seu posto de trabalho de acordo com as características físicas e com sua atividade.
– A LER/DORT são curáveis, principalmente nos primeiros estágios. Portanto, procure ajuda.

Mantendo as dicas a cima, você estará prevenindo futuros problemas de saúde. Para conhecer nossos produtos, entre em nosso site e saiba mais! Para tirar dúvidas nos chame no WhatsApp (54) 9 8416-6202 ou no e-mail: contato@lojasmoretto.com.br.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO