54 3321 2967 contato@lojasmoretto.com.br

ErgonomiaEscritório

EVITE ESTES 5 FATORES PARA MELHORAR SUA ERGONOMIA NO TRABALHO

comentários

Quem passa por uma longa jornada de trabalho no escritório pode estar desenvolvendo alguns hábitos sem se dar conta, mas que podem causar problemas a saúde, como tendinites, tensões musculares, lesões na parte baixa das costas, afetam músculos, nervos, vasos sanguíneos, ligamentos e tendões. Para evitar que isso ocorra, é sempre bom prevenir.

Já falamos aqui sobre como prevenir lesões do tipo LER/DORT, e hoje trouxemos outro assunto sobre como melhorar a ergonomia no trabalho.

Segundo o Departamento do Trabalho e Indústrias do Estado de Washington, existem alguns  fatores de riscos que aumentam as chances de um colaborador ficar lesionado no ambiente de trabalho. São eles:

1.  Repetição: São os movimentos que você repete frequentemente ao longo do dia, tais como digitar no teclado, virar páginas de documentos, clicar um mouse ou usar uma calculadora? Fazer isso pode resultar em trauma para suas juntas e tecidos adjacentes.

2. Carga estática ou esforços sustentados: O nome pode parecer complexo, mas ocorre quando os músculos mantem o corpo numa posição única por um longo período de tempo, isso pode resultar em problemas de circulação e causar tensão muscular. Exemplos incluem manter a cabeça fixa enquanto olha o monitor, sentar-se sem fazer qualquer movimento por longos períodos de tempo e segurar pressionada para baixo a tecla shift de seu teclado.

3Posições e posturas desajeitadas: Isso acontece quando ficamos em uma posição ergonomicamente errada, como quando ficamos sentando com os ombros e cabeça para frente em sua cadeira, colocar o telefone entre a orelha e os ombros, estender a mão para cima para acessar o teclado ou o mouse e dobrar-se na cintura para carregar uma copiadora, cruzar as pernas, ou mesmo não utilizar suporte para pés. (Veja aqui a importância de se utilizar apoio para os pés).

4 . Esforço de contato mecânico: Esse fator de riso ocorre quando uma superfície ou objeto duro ou afiado pressiona os tecidos moles de uma pessoa, tais como tendões, nervos e vasos sanguíneos, que pode levar a serias lesões ao longo do tempo. Exemplos disso são quando o punho descansa sobre a beira de uma escrivaninha enquanto se digita, quando os cotovelos repousam sobre um descanso de braço duro ou quando senta-se em uma cadeira que coloca pressão na parte de trás das coxas do trabalhador.

5 . Força: Pode parecer banal mas várias tarefas do escritório requerem uma quantidade moderada de força aplicada aos músculos pequenos, que pode resultar em tensão no músculo e ligamentos, inchaço e fadiga.  Mesmo aquelas tarefas que parecem simples como apertar o mouse com muita força ou “bater” em um teclado para digitar e segurar pastas pesadas, podem ocasionar problemas.

Sabemos que não é simples parar com alguns costumes, mas sempre que possível lembre-se de corrigir a postura,  fazer pausas entre as atividades, fazer alongamentos e/ou exercícios no dia-a-dia… hábitos saudáveis no trabalho resultam em uma qualidade de vida melhor.

VEJA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO